Por Jornal Hoje em Dia
O diretor de Operações da Aperam BioEnergia, Edimar de Melo Cardoso, tomou posse como presidente do Conselho Deliberativo da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif , sucedendo Ricardo Carvalho de Moura, diretor do Grupo Plantar, que continua como conselheiro. A atual presidente executiva da entidade, Adriana Maugeri, segue em atuação no cargo.
“Atuamos em empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável do Estado e do país, que se dá a partir da geração de emprego e renda, da formação de pessoal qualificado, da melhoria na infraestrutura e nos indicadores socioeconômicos de diversos municípios, da preservação do meio ambiente, do fomento à pesquisa, da atração de novos negócios e da agenda social”, destacou Cardoso.Publicidade
A solenidade de posse de Cardoso ocorreu na terça-feira (29), em Belo Horizonte, e contou com presenças de autoridades como o governador Romeu Zema (Novo), o ex-ministro Alysson Paulinelli e o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.
“O reflorestamento é uma área estratégica e importantíssima. No ano passado estive na COP 26, onde ficou claríssimo que o estado, a nação ou empresa que não tiver a produção alicerçada na sustentabilidade, com certeza vai enfrentar muitos obstáculos. Em Minas, temos feito todo o possível para fazer parte desta transição saindo da economia de carbono para uma economia de emissão zero até 2050. Já iniciamos uma série de trabalhos dentro do Estado e alguns setores, como reflorestamento, são de fundamental importância para isto”, disse Zema.Publicidade
A Amif representa as principais empresas do segmento de florestas plantadas com atuação no Estado, como AB Florestal (The Forest Company), Aperam, ArcelorMittal Brasil, Cenibra, Dexco, Dow, Florestal Bioflor, Gerdau, Grupo AVG, Grupo Ferroeste, Plantar, Grupo S&D, Liasa, Metalsider, Minasligas, Norflor Empreendimentos Agrícolas, Rima Industrial, Saint-Gobain Brasil, Suzano, TTG Brasil, Vallourec e Veracel Celulose.
Conforme a Amif, Minas Gerais ocupa a primeira posição no ranking de florestas plantadas do Brasil, com 2,3 milhões de hectares cultivados. A liderança dos plantios mineiros representa 24% de toda a base florestal do país e consolida o Estado também como líder mundial em produção e consumo de carvão vegetal.