

A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) recebeu, nesta quinta-feira (7), a visita de representantes das empresas japonesas Metal One e Nippon Steel. O encontro teve como objetivo conhecer mais de perto a agroindústria florestal mineira e avaliar as possibilidades de fornecimento de madeira oriunda de florestas plantadas para a produção de produtos e bioprodutos voltados à descarbonização da siderurgia.
Participaram da reunião pela AMIF a presidente Adriana Maugeri, o assessor da presidência Igor Braga e a engenheira florestal Fernanda Ribeiro.
As empresas japonesas manifestaram interesse tanto em ampliar a compra de ferro-gusa produzido a partir de carvão vegetal de florestas plantadas, quanto em futuros investimentos no Brasil para a produção própria desse insumo, fortalecendo a transição para processos siderúrgicos mais sustentáveis.
Representaram a Metal One o presidente e Chief Regional Officer para a América do Sul, Tatsuya Naoki, e o gerente-geral Marcelo Hiroshi Ochiai. Pela Nippon Steel, participou o gerente de projetos Takaya Izawa.
Segundo Adriana Maugeri, a utilização de carvão vegetal e produtos derivados das florestas plantadas é uma das alternativas estratégicas para a redução das emissões de carbono no setor siderúrgico. “Essa é uma agenda global, e Minas Gerais, com sua liderança em florestas plantadas, está preparada para contribuir com soluções concretas”, afirmou.