Olá! Gostaríamos de nos apresentar.

Somos a Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF).

Em Minas Gerais, representamos as principais empresas do setor de florestas plantadas. Entre nossas associadas estão as maiores siderúrgicas e ferroligas a carvão vegetal; empreendimentos do segmento de celulose e papel; de painéis, chapas de madeira e pisos laminados; reflorestadoras; fundos de investimentos; produtores de madeira sólida; dentre outras.

Atuamos a favor dos interesses da agroindústria florestal mineira e dos produtores florestais, responsáveis por uma atividade ambientalmente sustentável, que gera empregos e contribui efetivamente para a economia do país, com grande destaque para Minas Gerais, o estado com maior área de florestas plantadas no Brasil.

Possuímos diálogos assertivos com o governo do estado de Minas e com demais organizações públicas e privadas com o objetivo de promover e fortalecer o setor florestal, seja na esfera política, normativa ou econômica.

Além disso, nossa equipe participa de Câmaras Técnicas, Conselhos, Comitês e reuniões específicas dentro e fora de Minas Gerais a fim de auxiliar na elaboração e execução de diretrizes fundamentais para o setor florestal mineiro.

Somos uma associação que não perde de vista a defesa da produção de madeira a partir das florestas plantadas de forma renovável, legal e sustentável. Tudo para fortalecer a agroindústria na geração de riquezas para Minas Gerais e para o Brasil.

A agroindústria florestal mineira

O estado de Minas Gerais ocupa a primeira posição no ranking de florestas plantadas do Brasil, com 2.3 milhões de hectares.

A liderança dos plantios mineiros representa 24% de toda a base florestal do Brasil e é quase o dobro da área plantada no Estado de São Paulo, o segundo colocado no ranking, com 1,2 milhão de hectares.

Os dados mencionados acima são parte de um levantamento inédito realizado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em parceria com a AMIF e outras associações estaduais representativas do setor.

Além disso, o último balanço publicado pela AMIF em 2021 (com dados do ano base de 2020) mostrou que a agroindústria florestal mineira gera mais de 115 mil empregos diretos e indiretos, além de beneficiar cerca de 615 mil pessoas em projetos socioambientais com investimentos próprios e incentivados. 

O setor também conserva 1.3 milhão de hectares em Minas Gerais em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RLs), Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e programas de restauração de áreas degradadas. 

A conservação é fruto de um desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental, uma vez que florestas plantadas e florestas nativas convivem em mosaicos que fortalecem a produtividade do setor e a própria proteção da natureza.

AMIF é árvore. AMIF é agro. AMIF é o setor que planta sustentabilidade para colher um futuro melhor!