Ação prática em campo integra as ações do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) Florestal, com foco em inovação e cooperação entre empresas florestais

O município de Carbonita (MG), no Vale do Jequitinhonha, recebeu, nesta terça-feira (1º), o primeiro treinamento prático promovido no âmbito do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF). Realizado na unidade da ArcelorMittal, o encontro reuniu brigadistas, profissionais do setor, representantes da comunidade e parceiros institucionais em uma atividade voltada para o fortalecimento dos usos de retardante para prevenção e combate a incêndios florestais e em pilhas de madeira.
A ação foi organizada em parceria com a Euroforte, empresa patrocinadora da AMIF e referência no desenvolvimento de tecnologias agroquímicas.
A engenheira florestal da AMIF, Fernanda Ribeiro, responsável técnica pelo PAM Florestal, reforçou o caráter estratégico do evento:
“O evento foi uma oportunidade valiosa para integração entre tecnologia, conhecimento técnico e cooperação entre instituições. Tivemos uma demonstração de campo com o produto retardante da Euroforte, além da palestra técnica do professor Alexandre Beutling. O saldo deste primeiro treinamento foi sensacional e reforça a importância de ações articuladas e inovadoras na proteção dos nossos recursos florestais”.
Segundo a repesentante técnica de vendas da Euroforte, Letícia Henriques, “estar ao lado da AMIF neste projeto é motivo de muito orgulho. Acreditamos no poder da ciência e da inovação como aliadas na preservação ambiental e na proteção das florestas. Ver de perto a aplicação do nosso produto em uma ação tão bem articulada com empresas, comunidade e instituições públicas só reforça o compromisso que temos com soluções sustentáveis”.
O coordenador de facilities e patrimonial da ArcelorMittal BioFlorestas, Wellington Cordeiro, também foi responsável pela organização do treinamento em Carbonita e pelo acolhimento dos participantes. Segundo ele:
“O que estamos fazendo é mais do que treinar brigadas. Estamos unindo forças para proteger a vida e o patrimônio florestal da nossa região. A ArcelorMittal acredita nesse modelo de integração com a comunidade, e o PAM é a ponte que conecta todos os atores em prol de um objetivo comum”, destacou Wellington que também é um dos coordenadores locais do PAM no Vale do Jequitinhonha.
O próximo encontro do ciclo de treinamentos acontece no dia 3 de julho, em Paraopeba (MG), na unidade da Vallourec.
O que é o PAM Florestal?
O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) Florestal da AMIF é uma iniciativa estratégica criada para estruturar respostas rápidas, coordenadas e eficientes às emergências causadas por incêndios florestais em Minas Gerais.
O plano integra empresas associadas, órgãos públicos (como Corpo de Bombeiros, polícias ambientais e prefeituras), entidades de pesquisa, ONGs e as próprias comunidades locais.
Com abrangência estadual e foco na regionalização, o PAM Florestal atua a partir de três eixos principais: Integração e cooperação interinstitucional; uso de tecnologias e inteligência territorial; e capacitação constante.
Atualmente, o PAM coordena ações em mais de 180 municípios, mobiliza mais de 1.800 brigadistas capacitados e mapeia recursos estratégicos, como veículos, equipamentos e rotas de acesso. A AMIF é responsável pela coordenação central do plano, de modo a garantir atualização e adaptação constante às mudanças climáticas, tecnológicas e operacionais.
Mais do que uma estratégia de combate, o PAM Florestal é um modelo de governança colaborativa para a proteção ambiental e o fortalecimento da resiliência das comunidades diante dos incêndios florestais.












































































