Comissões técnicas

A AMIF possui sete comissões técnicas internas para debater assuntos pertinentes ao setor florestal mineiro, promover e fomentar o crescimento e a competitividade das atividades relacionadas à indústria de base florestal plantada de suas associadas, defender e transformar interesses e necessidades em resultados. Acompanhe:

Comissão de Manejo Sustentável:

Esta comissão visa reunir os principais representantes das associadas com o objetivo de levantar demandas de curto, médio e longo prazo voltadas para a sustentabilidade dos plantios florestais e inovações tecnológicas para o setor e suprir as demandas das empresas perante os órgãos governamentais.

Comissão de Energia:

O objetivo da Comissão é inovar no segmento de energia, desmembrando toda a cadeia da madeira e seus subprodutos com foco na economia circular e no mercado de carbono. Também, a Comissão se interessa por inovações sustentáveis e tecnológicas.

Comissão de Segurança Patrimonial:

A Comissão reúne representantes das associadas com o objetivo de assegurar a segurança patrimonial das empresas. A Comissão mantém relacionamentos ativos com órgãos municipais, estaduais e federais, bem como desenvolve programas cooperativos de prevenção e combate a incêndios florestais.

Comissão de Comunicação Setorial:

A Comissão reúne profissionais do setor para discutir e elaborar planos de ação que têm como objetivo difundir a marca (branding) da agroindústria florestal de Minas Gerais. Além disso, na Comissão são discutidas e aprovadas campanhas sazonais, eventos e outras estratégias para tornar o setor de florestas plantadas cada vez mais admirado pela sociedade mineira e nacional.

Comissão de ESG:

A Comissão reúne profissionais da agroindústria florestal de Minas Gerais para maximizar ações voltadas ao meio ambiente, à sociedade e aos bons modos de gestão nos ambientes corporativos das empresas associadas à AMIF. A Comissão é responsável por se aprofundar em temas da pauta ESG e buscar soluções para a execução de indicadores nas três áreas que compõem a sigla, tais como eventos, cursos, workshops, entre outros.

Comissão dePolítica e Meio Ambiente:

A Comissão de Política e Meio Ambiente reúne profissionais do setor jurídico da agroindústria florestal de Minas Gerais para analisar e preparar documentos referente a legislação ambiental, legislação tributária e finanças verdes de formar a engajar o setor privado junto ao governo.

Comissão de Assuntos Jurídicos:

A Comissão é responsável por promover debates e fornecer orientações sobre temas jurídicos relevantes para a efetiva desburocratização do setor florestal mineiro.