A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) realizou na noite desta segunda-feira (26), em Belo Horizonte, a cerimônia de entrega da Comenda Protagonismo Florestal Mineiro 2024. O evento reuniu líderes da agroindústria florestal, empresários, colaboradores e autoridades para celebrar conquistas do setor em Minas Gerais. A cerimônia foi marcada por homenagens a figuras de destaque e um brinde coletivo ao futuro do setor florestal.
Para ter acesso às fotos oficiais do evento, clique aqui. [Créditos: Alex Ayala e Alessandro Carvalho].
A principal conquista celebrada no evento foi o acordo inédito que possibilitou a simplificação do modelo de licenciamento ambiental para a atividade de silvicultura mineira, como ocorre em outros estados brasileiros. O acordo, realizado entre o Governo de Minas Gerais e o Ministério Público do estado (MPMG), foi homologado pelo Poder Judiciário mineiro em julho deste ano.
Como forma de reconhecer o trabalho de lideranças que estiveram diretamente envolvidas na construção e assinatura do acordo, a AMIF condecorou seis líderes com a Comenda Protagonismo Florestal Mineiro 2024.
A Comenda traz gravada a frase: “Esta honraria é concedida em exclusivo reconhecimento àqueles que promoveram com excelência o desenvolvimento da maior floresta plantada do Brasil”. A peça destaca o compromisso e a dedicação de pessoas empenhadas em impulsionar a economia verde e fortalecer o setor florestal em Minas Gerais.
A cerimônia de entrega foi aberta pela Presidente Executiva da AMIF, Adriana Maugeri, e pelo Presidente de Conselho Deliberativo da Associação, Edimar Cardoso. A dupla destacou o papel vital de Minas Gerais como o lar da maior floresta plantada do Brasil. Com mais de 2,3 milhões de hectares de árvores plantadas e manejadas de forma sustentável, o estado é referência nacional em produção de madeira de origem renovável. Além disso, Adriana ressaltou o compromisso do setor com a restauração e a conservação ambiental, com mais de 1,3 milhão de hectares de vegetação nativa recuperados.
“A noite foi um marco histórico para a agroindústria florestal mineira. Celebramos a desburocratização dos procedimentos de licenciamento ambiental, um feito que abre novas portas para a expansão da economia verde em Minas Gerais. A simplificação desses processos foi resultado de uma sincronia perfeita entre a gestão executiva da AMIF, seu Conselho e uma rede de colaboradores e parceiros institucionais que compartilharam o mesmo propósito: fortalecer Minas Gerais como protagonista nacional no setor florestal”, destacou Adriana Maugeri.
A honraria máxima da noite foi concedida ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema. A AMIF reconheceu o trabalho do governo do estado como vital na desburocratização de procedimentos, atração de investimentos e geração de empregos.
“Fico honrado pelo reconhecimento, mas o que realmente interessa é o resultado das ações e o avanço que, com toda certeza, é um dos maiores que já aconteceu em Minas”, afirmou o governador mineiro.
Durante sua fala, Romeu Zema enfatizou que, para que houvesse uma mudança na regulação, foi necessária a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), do Ministério Público (MPMG) e do Tribunal de Justiça de Minas Geras.
“Eu tenho certeza de que os mineiros colherão os frutos, já que a indústria de reflorestamento em Minas passa a viver uma nova era, onde muito mais investimentos chegarão, criando empregos e trazendo desenvolvimento econômico e social”, finalizou o Governador.
Em seguida, foram condecorados com a Comenda Protagonismo Florestal Mineiro 2024
- O Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Dr. Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.
- O Procurador-Geral de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Junior.
- O Promotor de Justiça e Coordenador do (Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente) CAOMA, órgão ligado ao MPMG, Dr. Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
- A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo.
- A Presidente Executiva da AMIF, Adriana Maugeri.
O ponto alto da noite foi o brinde coletivo, onde todos os presentes levantaram suas taças para celebrar o futuro promissor do setor florestal mineiro. O brinde simbolizou a união de forças e o compromisso com o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.
A cerimônia foi encerrada com um jantar de confraternização e networking.
*Texto em construção
Contato para Imprensa: Bruno Menezes. (31) 98718-7830.