Durante a segunda edição do Florestas Uai, evento que reuniu em Belo Horizonte, nos dias 10 e 11, especialistas, empresários e representantes dos Governos Federal e Estadual para fortalecer o diálogo sobre o futuro das florestas plantadas, a Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) apresentou oficialmente o posicionamento de marca do setor florestal mineiro, denominado “Florestas Pensadas”.

A iniciativa de comunicação e marketing marca um momento inédito para o setor florestal brasileiro e surge como resposta à fragmentação histórica da identidade do setor. De acordo com a presidente da AMIF, Adriana Maugeri, “Florestas Pensadas” tem como objetivo central promover uma imagem clara, unificada e mais conectada com a sociedade.
Durante a condução do lançamento da marca, Adriana destacou a necessidade dessa transformação: “O posicionamento do setor é tão importante porque há uma crise de identidade dentro do setor florestal brasileiro, de próprio entendimento. Quando eu tenho várias possibilidades ao mesmo tempo, fragmento o meu posicionamento, a minha comunicação e o entendimento. Isso abre espaço para contra informações negativas, mitos, falácias que não fazem sentido.”
O novo posicionamento busca inverter essa lógica e despertar o orgulho dos mineiros que vivem no estado com o maior plantio florestal do país. Com a campanha, prevista para ir ao ar no início do próximo semestre, a AMIF pretende dialogar com o público que ainda desconhece o setor e suas contribuições.
“A persona da nossa campanha é a sociedade, é o senhor e a senhora que não nos conhecem. Queremos conversar com o coração dos mineiros. Para que os mineiros sintam orgulho de ter a maior floresta plantada do Brasil”, conclui Adriana Maugeri.

Além disso, a campanha trará à tona os valores de sustentabilidade, inovação e produção responsável, destacando o papel de Minas Gerais como líder nacional em florestas plantadas, presente em 95% dos municípios do estado. Minas possui 2,3 milhões de hectares de florestas plantadas e 1,3 milhão de hectares de florestas conservadas, números que evidenciam a força e o compromisso do setor.
Para o Coordenador de Comunicação da AMIF, Bruno Menezes, “Florestas Pensadas” traz um conceito completo: pensadas para cuidar, pensadas para produzir. Afinal, trata-se da atividade econômica que mais planta, produz e conserva em altíssima escala no estado, demonstrando que é possível aliar desenvolvimento e preservação ambiental com eficiência e responsabilidade.
“Os plantios florestais mineiros devem ser compreendidos não apenas como um espaço de produção, mas como símbolos de cuidado, ciência e desenvolvimento sustentável. É um chamado ao reconhecimento e à valorização de um setor vital para o país”, finaliza.

