
A presidente da AMIF e da Câmara Técnica de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Adriana Maugeri, esteve presente nesta quinta-feira (21), em Brasília, no evento promovido pelo MAPA e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para celebrar o Dia Internacional das Florestas.
Durante o evento, foi apresentada a iniciativa “Florestas de Valor”, que reúne uma série de programas e parcerias governamentais voltadas para a restauração, reflorestamento e desenvolvimento sustentável.
A cerimônia contou com a participação de importantes autoridades, como a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, o Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o Diretor-Geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Batmanian, a Secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Rita Mesquita, e o Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do MAPA, Pedro Neto.
“Todas as florestas têm valor. Precisamos fazer com que nossas florestas plantadas não sejam em oposição às nossas florestas nativas. É necessário criar esse processo de retroalimentação”, defendeu a ministra do MMA, Marina Silva. “Por que somos uma potência agrícola? Porque somos uma potência hídrica. Por que somos uma potência hídrica? Porque somos uma potência florestal”, enumerou. Segundo Marina Silva, cerca de 40% do PIB global depende da biodiversidade. “A floresta é o cofre da biodiversidade global”, enfatizou.

A participação da AMIF nesse encontro reforça seu objetivo estratégico de ampliar a abrangência de atuação e a representatividade da entidade em todos os segmentos da indústria florestal mineira, fortalecendo o diálogo com o poder público e promovendo o desenvolvimento do setor.