A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) realizou nesta terça-feira (18), o 1º Encontro Nacional das Associações Estaduais do setor florestal brasileiro, em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu representantes de diferentes entidades para promover a troca de experiências e fortalecer a atuação do setor nos estados e em âmbito nacional.

O encontro teve como principal objetivo otimizar processos, padrões e estruturas de governança das associações estaduais, de modo a buscar ainda mais alinhamento e eficiência na representação do setor. “O que fizemos foi a discussão de como melhorar ainda mais os resultados e a prestação de serviços para o setor e para as nossas empresas associadas e patrocinadoras. Foi um orgulho para a AMIF sediar o primeiro encontro e a gente segue aqui também disponível, sempre, para todas as entidades, para compartilhar experiências dos trabalhos que são realizados na AMIF”, destacou Adriana Maugeri, presidente da Associação.

Paralelamente ao evento principal, também houve uma reunião específica para os profissionais de comunicação das entidades, com foco no fortalecimento da imagem do setor florestal nas redes sociais e no uso estratégico das novas tecnologias digitais para ampliar o reconhecimento das ações desenvolvidas.

Entre as entidades presentes estavam a AMIF (MG), ACR (SC), Reflore (MS), APRE (PR), Cedagro (ES), Florestar (SP), ARE Florestas (MT), ABAF (BA) Florestar (SP) e IBÁ. O evento também contou com palestras de especialistas, como o promotor do Ministério Público de Minas Gerais e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), Carlos Eduardo Ferreira Pinto, que abordou estratégias para o fortalecimento do relacionamento institucional com entidades críticas. Já Laila Katina, da Assessora da Presidência da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), falou sobre governança colaborativa e compliance.

O sucesso do encontro reafirma a importância da colaboração entre as Associações Estaduais e sinaliza um novo momento para a atuação conjunta do setor florestal no Brasil. A AMIF segue comprometida em fomentar essa sinergia e impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria florestal brasileira, atenta aos seus objetivos estratégicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *