
A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) realizou, na última quarta-feira (4), a primeira Reunião Técnica de Promoção da Cooperação Internacional Minas Gerais – China para o Desenvolvimento da Agroindústria Florestal. O encontro, que aconteceu em Belo Horizonte, reuniu cerca de 30 participantes, entre representantes de empresas associadas à AMIF, órgãos do governo mineiro e autoridades internacionais chinesas.
A programação abordou desde o perfil da maior floresta plantada do Brasil, localizada em Minas Gerais, até perspectivas de cooperação com o setor florestal chinês, tecnologias em carbono florestal, produção de biochar e bióleo, além de oportunidades de descarbonização industrial com biocarbono.
Entre os destaques da programação, estiveram as apresentações da Presidente Executiva da AMIF, Adriana Maugeri; do Dr. Chen Yong, representantes da Chinese Academy of Forestry (CAF); e de empresas de referência do setor como a Oneearth|Plantar, Aperam BioEnergia, Vallourec, Bionow, entre outros.
Para Adriana Maugeri, o evento superou expectativas em possibilidades para o setor. Ainda, a Presidente enfatizou a organização de uma comitiva mineira para o evento global do setor florestal na China, em novembro, para o qual a AMIF foi convidada a contribuir.
Adriana também ressaltou que os próximos passos incluem a formalização de um protocolo de intenções. “Vamos minutar com o Dr. Chen um Termo de Cooperação com as principais linhas de ação para desenvolvimento mútuo, sempre com a colaboração de todos”.
A AMIF agradece a presença dos associados e reforça seu compromisso com a construção de pontes internacionais que tragam inovação, investimentos e oportunidades para a agroindústria florestal de Minas Gerais.



































































