A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) promoveu, nesta terça-feira (4), em Belo Horizonte, o FOREST LEADERS FORUM, um evento que reuniu os líderes das maiores siderúrgicas que utilizam aço verde no Brasil. O encontro reforçou a importância da sustentabilidade no setor e destacou o papel estratégico do carvão vegetal de base florestal como alternativa renovável na produção siderúrgica.

Foram levantados temas decisivos para o futuro do setor, como a necessidade de investimentos em tecnologias para redução de emissões de carbono, que ainda apresentam custos elevados de produção. Também foi discutida a importância de o mercado reconhecer o valor do aço de menor emissão de carbono, garantindo que o consumidor esteja disposto a pagar um prêmio por esse produto mais sustentável. Além disso, foi ressaltado que a responsabilidade pela descarbonização não pode recair exclusivamente sobre um único setor, o que deixa claro a necessidade de políticas públicas, incentivos fiscais e engajamento de toda a cadeia produtiva para tornar o aço verde viável.

Participaram do debate Everton Negresiolo, CEO Aços Longos da ArcelorMittal Brasil; André Lacerda, VP Sênior da Vallourec América do Sul; Silvia Nascimento, presidente da Aço Verde do Brasil; e Frederico Ayres, presidente da Aperam América do Sul. O fórum contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passálio. A mediação ficou por conta de Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo e presidente da Iba (Industria Brasileira de Árvores).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *