A CENIBRA, empresa associada à Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), anunciou a aquisição de participação em duas companhias brasileiras que atuam no cultivo de mogno africano em Minas Gerais. A operação foi realizada por meio da controladora japonesa Oji Holdings Corporation e integra a estratégia global da companhia de expandir sua atuação florestal sustentável e contribuir com metas ambientais de longo prazo.

Com a transação, a CENIBRA passa a deter 80% das ações da Mogno Das Alterosas Investimentos Florestais S.A. (MDA) e 45% da Mamoneira Agropastoril S.A., ambas localizadas em Natalândia (MG). As empresas possuem uma área plantável de aproximadamente 9 mil hectares, dedicada ao cultivo do mogno africano, madeira nobre cada vez mais valorizada nos mercados internacionais, especialmente nos segmentos de móveis de luxo, instrumentos musicais e interiores automotivos de alto padrão.

A iniciativa está alinhada à “Visão Ambiental 2050” da Oji Holdings, que prevê a redução de 50% das emissões de gases de efeito estufa até 2040 (em relação aos níveis de 2018), além de aumentar significativamente a capacidade de sequestro de carbono por meio de plantações florestais. As condições de solo e clima do Brasil tornam a região estratégica para acelerar a fixação de carbono e garantir o fornecimento sustentável de madeira de alto valor agregado.

Segundo comunicado da Oji Holdings, a operação tem impacto financeiro mínimo previsto para o exercício fiscal de 2025-2026, mas representa um avanço significativo em sustentabilidade e diversificação do portfólio de negócios.

A CENIBRA reforça, com essa iniciativa, seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a transição para uma economia de baixo carbono, em sintonia com as diretrizes do setor de florestas plantadas no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *